Ranch Sorting:
O Ranch Sorting teve origem nos Estados Unidos, quando os vaqueiros trouxeram a prática da apartação do gado na lida diária para a arena de competição.Traduzindo o termo Ranch Sorting, significa “rancho” ,“ordenar”. É uma prova de velocidade, que consiste em dois cavaleiros apartarem e transferirem dez cabeças de gado de um curral para o outro numa sequência determinada pelo sorteio do juiz. A equipe que transferir as dez cabeças de gado na ordem correta e no tempo mais rápido será a vencedora. O tempo máximo da prova é um minuto e meio. É considerado SAT se a dupla deixar passar um boi fora de ordem ou um boi sujo.
Team Penning:
O Team Penning (team = equipe/ pen = curral) tem sua origem nos Estados Unidos com a lida nas fazendas de gado. É mais um esporte que desenvolveu-se com base no dia-a-dia do campo, da ação de se apartar um animal do rebanho para a cura, entre outros motivos. O esporte popularizou-se e passou a ser praticado não só pelos proprietários de fazendas e de cavalos, como também por seus familiares e amigos, que formam um time composto pelos pais, tios, avôs e filhos. O estado mais forte hoje na prática da modalidade é São Paulo. Foram criados núcleos, ligas e associações regionais que passaram a organizar provas e campeonatos.
Hoje é uma competição de ritmo acelerado e excitante que dá a uma equipe de três cavaleiros de 60 a 90 segundos (dependendo da categoria) para separar três bois numerados de um rebanho de 30, sendo 10 grupos de três bois numerados. Os bois apartados devem ser conduzidos para um pequeno curral do lado oposto da pista. Os competidores devem separar o gado designado a eles, sendo os três bois com o mesmo número, tomando cuidado para não deixar que mais de quatro bois cruzem a linha de partida, o que resulta em desclassificação.A chave é o trabalho de equipe, os três competidores trabalhando em harmonia para separar os respectivos animais designados e conduzi-los ao curral mantendo o restante do rebanho para trás.